domingo, 13 de março de 2011

Carretas de boi


Para sustentar o corpo eles cultivam a terra e para alegrar o espírito, cultivam tradições.

Esta alegria é que motiva os carreteiros a participar anualmente da Carreteada de Lomba Grande, sempre no primeiro final de semana de março. Este ano ocorreu a oitava edição, com participação recorde de 211 carretas.
A partir do final da sexta-feira elas vão chegando devagar. Durante toda a noite e na manhã de sábado o lento caminhar dos bois vai levando as carretas para o local da concentração. A espera para o início do desfile, que poderia parecer demorada, na verdade se torna um grande congraçamento de carreteiros e entusiastas do tradicionalismo, atraindo visitantes curiosos de todos os lados.


Logo depois do almoço de sábado começa o movimento de preparação para o desfile. As cangas são colocadas nos bois e uma a uma, mais de 200 carretas vão entrando na fila que as conduzirá até o Centro de Tradições Gaúchas, passando orgulhosamente pela Vila de Lomba Grande.


Os carreteiros saúdam os que estão parados ao lado da estrada assistindo ao desfile, porque afinal, como nos bons tempos, aqui quase todos se conhecem.


Na chegada ao CTG, novo acampamento é montado e a noite de sábado para domingo é curta demais para tanta comemoração. Durante o domingo, lentamente, cada carreta toma o rumo de sua casa e pouco a pouco o acampamento se esvazia. Os dias para cultivar tradições estão terminando e a segunda-feira será novamente dia de cultivar a terra.
Para quem imaginava que as carretas de boi estavam por desaparecer, fica a impressão de que no próximo ano elas serão bem mais de 200, tal o entusiamo de crianças, jovens e adultos que participaram da carreteada deste ano.

Um comentário:

  1. Fico feliz em saber que tem pessoas como você que nos transmitem alegria através dessas imagens !

    ResponderExcluir