segunda-feira, 21 de março de 2011

Supermoon



Costumo fazer camping selvagem há mais de 35 anos, mas poucas noites longe da civilização me encantaram tanto quanto a madrugada de domingo, dia 20 de março, noite de supermoon. A distância da Terra à Lua não é constante e varia ao longo de um ciclo que leva aproximadamente 18 anos para se completar. A lua cheia deste domingo foi vista com um tamanho em torno de 14% maior do que o habitual, pois ela está na posição inicial deste ciclo, a menor distância entre ela e a Terra. As condições meteorológicas foram perfeitas, pois o Rio Grande do Sul se encontrava sob um sistema de alta presão, e a chuva de sexta-feira colaborou para deixar a atmosfera muito limpa.


A fotografia acima foi tirada às 2:38 horas da madrugada de domingo e tem como fonte luminosa a luz do sol refletida na supermoon. É assim que os norte-americanos chamam a Lua quando ela ocupa a posição mais próxima da Terra. Também dá pra notar alguns pontinhos luminosos no céu, justamente as estrelas mais brilhantes que o clarão da lua não conseguiu anular.

Um comentário:

  1. Bom dia, eu queria muito conversar com você a respeito de camping selvagem, eu nunca fiz e não sei onde posso acampar. Tenho 22 anos, e não gosto daqueles camping organizado. Por favor, se puder me dar umas dicas ficaria muito grato, sou de Americana - SP fica perto de Campinas. Agradeço atenção meu contatos segue abaixo:
    E-mail: treinamento@pakmatic.com.br
    MSN: boullevarde@hotmail.com
    Twitter: twitter.com/boullevarde
    Facebook: facebook.com/boullevarde
    Abraços!

    ResponderExcluir