domingo, 26 de setembro de 2010

Espetáculo extra



Havíamos saído da barra do rio Mampituba em Torres, para navegar algumas milhas náuticas para longe da costa a fim de observarmos aves pelágicas. Já navegávamos há mais de uma hora quando percebemos uma agitação incomum no horizonte. Alguém mais experiente gritou imediatamente:
-Golfinhos!!!
O timoneiro corrigiu ligeiramente a posição do leme para que rumássemos diretamente para o local onde víamos aquilo que alguns ainda não acreditavam que fossem golfinhos. Em poucos minutos ninguém mais tinha dúvidas, eram mesmo golfinhos. Não eram dois ou três, eram muitos mais. Àquela altura já deveriam ser mais de 50 que se aproximavam da embarcação pelo lado de bombordo. Em mais alguns minutos eles nos cercavam por todos os lados e curiosos, nadavam ao nosso redor, espiavam com seus olhos espertos para fora da água e davam saltos no ar, como que querendo se exibir para quem acabara de chegar.
Tudo durou aproximadamente 15 minutos e assim como surgiram também se foram. Eram golfinhos da espécie golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis) que deram um epetáculo extra àqueles que haviam saído para ver apenas o espetáculo das aves pelágicas.


Um comentário: