segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um prazer milenar

Baccanal é o nome original dado ao culto dedicado ao deus do vinho, Bacco, celebrado desde antes do nascimento de Cristo no império romano. Como não podia deixar de ser, foram os descendentes dos romanos, que começaram a chegar ao Brasil no século XIX, que construíram pequenos "templos" de pedra, dedicados aos prazeres de Bacco. Geralmente rodeados de videiras, dentro deles era elaborado, armazenado e desfrutado aquilo que de mais precioso se produzia nas novas propriedades rurais: o vinho.
Após um longo dia de trabalho na lavoura, os imigrantes italianos guardavam as ferramentas de trabalho no galpão e dirigiam-se ao "altar" de Bacco para relaxar, contando histórias da terra natal que ficara do outro lado do Atlântico.

Haviam deixado para trás a Itália, que naquela época não mais podia lhes garantir sustento. Foram, por isto, buscar novas oportunidades na América, mais precisamente numa terra que se tornara independente de Portugal alguns anos antes, em 1822, o Brasil. Eles não perderam tempo e trataram de reproduzir, na nova terra, o prazer milenar que haviam herdado dos antigos romanos.

Além de lhes dar abrigo e segurança, os pequenos "templos" ainda permitiam, através das pequenas janelas da construção, o controle dos novos domínios rurais que implantavam na terra que lhes fora destinada pelo império brasileiro. Podiam assim desfrutar em paz o prazer milenar do vinho, assim como nos baccanais da roma antiga.




2 comentários:

  1. Interessante... Afinal nem tudo foi trabalho nos duros tempos da imigração. Mas permita uma pequena correção. Os italianos começaram a chegar em 1875 e não em 1825.

    ResponderExcluir
  2. Há controvérsias com relação a datas, pois houve também imigração ilegal, evidentemente não registrada oficialmente. Como a intenção da postagem não é ser um registro histórico, mas uma pequena ficção baseada em fatos reais e apoiada em fotografias atuais, alterei o texto, retirando o ano exato da imigração.

    ResponderExcluir