segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sob a bênção dos urubus

Passava um pouco das sete horas da manhã de domingo. Havíamos apenas iniciado a percorrer trilha do Banhados dos Pachecos, quando nosso pequeno grupo de observadores de aves se deteve ao lado de uma grande árvore, que nos seus galhos secos abrigava pelo menos uma dezena de urubus. Alguns os têm como aves de mau agouro, mas nós não podemos nem queremos acreditar nisto.


Enquanto nos aproximávamos, aos poucos, uma a uma, as aves começaram a abrir suas asas e as mantiveram estendidas sobre nós.


Justo neste instante, quando quase todos estavam atentetos aos urubus, surge ao longe, entre a vegetação, um cervo-do pantanal. Mamífero raríssimo por aqui, confinado apenas à área de preservação do Banhados dos Pachecos. Era o prenúncio de um grande dia de observação da natureza.



O Refúgio da Vida Silvestre mostrou, ao longo do dia, ser um importantíssimo reduto da vida selvagem. Resta ali uma das poucas áreas de transição entre o terreno seco e o banhado, justamente as áreas mais fáceis de serem drenadas para utilização da terra para a lavoura de arroz. Com o desaparecimento deste ambiente muito particular, várias espécies de animais que habitam este ecossistema também correm grande risco de extinção. Encontramos ali cinco espécies de aves que correm risco de extinção se o ambiente em que vivem continuar a ser devastado. São elas:

O Gavião-cinza
O Macuquinho-da-várzea
O Veste-amarela
O Guaracavuçu, retratado na foto a seguir:


E o Coleiro-do-brejo, esta pequena ave que aparece na foto a seguir, muito apreciada por criadores de aves em gaiola:


Além das raras aves citadas anteriormente, vimos mais 131 outras espécies. Algumas muito abundantes, outras mais raras, mas todas, de alguma maneira, dependentes daquele ecossistema.







O Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos não é importante só para mamíferos e aves. Animais e vegetais de inúmeras espécies necessitam desta área para garantir a continuidade da sua espécie.


Mau agouro certamente os urubus não trouxeram. Depois de vermos tantas coisas incríveis ao longo do dia, prefiro dizer que iniciamos aquele dia sob a bênção dos urubus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário