quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As previsões se confirmaram

Em janeiro deste ano postei um relato sobre a minha primeira ida ao canion Josafaz, quando entre outras coisas eu citava que era imperativo olhar para o lugar onde se pisa, pois as serpentes estão por lá. Voltamos ao Josafaz no feriado de 15 de novembro e já nos primeiros 20 metros de trilha na mata apareceu uma jararaca bem grande. Na foto a seguir o observador atento consegue ver a cabeça da cobra bem no alto e no centro da imagem. Ela evidentemente já havia sido importunada por nós e por isto levantou a cabeça, do contrário, no seu disfarce, seria quase impossível de ser avistada.



Este é o habitat dela, por isto fizemos algumas fotos e deixamos que ela seguisse o seu caminho.



Apenas 20 metros adiante, a segunda cobra. Segundo o biólogo Márcio Borges Martins, uma cobra cipó-listrada, só que esta não é venenosa. Mais algumas fotos e deixamos que ela também se refugiasse entre a folhagem e seguimos pela trilha, com a atenção dupli..., não, triplicada. Duas cobras nos primeiros minutos de caminhada era uma advertência mais do que evidente de que deveríamos ser cuidadosos.

No relato de janeiro também citava a grande quantidade de sons e cantos de aves que ouvíamos e que nem em sonho poderíamos imaginar de quem eram aquelas vozes todas. Ainda dizia que estimava que poderia haver em torno de 200 espécies de aves ali. Desta vez convidamos o nosso amigo e experiente ornitólogo da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Glayson Bencke, para nos acompanhar. Ele, especialista que é em identificar aves pelo seu canto, desvendou inúmeros mistérios e em pouco mais de 48 horas dentro do canion, a lista de aves observadas somou 128 espécies. Se considerarmos que a nossa lista feita em janeiro tinha 84 espécies e que 21 delas não foram observadas agora, podemos dizer que já vimos 149 espécies e estamos mais próximos da minha previsão de que podem haver em torno de 200 no canion.


Imaginava eu, que pelo isolamento do local, novas espécies de aves pudessem ser encontradas ali. Novamente a previsão se confirmou com o registro da ocorrência de uma nova espécie de ave para o Rio Grande do Sul. Glayson gravou o canto da ave chamada Araponguinha-do-horto e reproduzindo a voz, a ave foi atraída e fotografada por ele, comprovando de forma indiscutível a existência da espécie no nosso estado.

Foto de Glayson A. Bencke
O piolhinho-serrano, ave recentemente descoberta no estado, que está para ser incluída na lista oficial das espécies do Rio Grande do Sul, também foi ouvido no Josafaz.
Além das aves, verdadeiros jardins suspensos sobre troncos de árvores caídas e flores das mais exóticas e desconhecidas espécies, formaram um cenário espetácular, em meio ao verde selvagem do canion Josafaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário