segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Corvo Branco

Corvo Branco é um dos nomes populares dado a uma espécie de urubu, o Sarcoramphus papa, também conhecido como Urubu Rei, que vive na região do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. Foi também o nome dado a uma das subidas da serra catarinense. Ao contrário da conhecida e famosa Serra do Rio do Rastro, situada ao sul do parque nacional, a Serra do Corvo Branco, ao norte, tem pavimento asfáltico apenas no trecho final da subida. Todo o restante do trajeto de subida e também toda a estrada na parte alta da serra ainda são em terra, embora as obras de pavimentação já tenham sido iniciadas.


As paisagens vistas a partir do alto da serra são espetaculares, mas antes de apreciá-las o viajante deve vencer o medo de subir o último trecho da estrada, muito íngreme e sinuoso, que desafia a habilidade e a coragem dos motoristas bem como as condições mecânicas dos veículos.


Para alcançar o topo da serra foi necesário realizar um grande corte na rocha, tido como o mais profundo corte em rocha do Brasil, com 90 metros de altura.



Em alguns anos provavelmente esta estrada estará totalmente pavimentada. Por isto quem ainda quiser subir a serra com um pouco mais de emoção tem que se apressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário