quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Arcobaleno



Por que não vemos um círculo colorido completo, mas somente um arco deste círculo? A explicação está no fato de que o ângulo de reflexão da luz dentro da gota de água é de aproximadamente 42 graus. Assim sendo, quanto mais alto o observador estiver em relação à linha do horizonte, maior será o arco que poderá ver. O círculo completo, sob determinadas circunstâncias, pode ser visto a partir de um avião, mas para isto vários fatores devem coincidir e são poucos os que já o viram.

Não importa, cada vez que surge o arcobaleno, como o chamam os italianos, muitos correm com suas máquinas fotográficas, e mais recentemente também com seus celulares, para fotografá-lo. É sempre um espetáculo, mas é preciso ser rápido, pois costuma durar bem pouco tempo.

Um comentário:

  1. Olá Walter, já tive a sorte de ver um arco completo, mas não foi de um avião! Foi na borda do Itaimbezinho - quando ainda não era parque e era possível chegar até a borda - em um amanhecer com a neblina subindo pelo interior do canyon. Por cima havia sol e embaixo havia neblina, cujas gotículas formaram um arco-íris em cujo centro estava a minha sombra!!!
    Beleza de postagem!

    ResponderExcluir