quinta-feira, 18 de março de 2010

Explicando melhor

A minha primeira postagem no mês de janeiro deste ano versava sobre os fungos bioluminescentes que eu havia "descoberto" próximo à Lagoa do Peixe. O texto foi bem resumido e muitos dos que leram queriam saber maiores detalhes, pois não haviam entendido muito bem. Então vou tentar explicar melhor:

Era noite de lua cheia e quando saí da barraca notei que a casca das árvores estava iluminada por uma tênue luz que parecia vir da lua. Notei que a luz era levemente esverdeada e que as folhas das árvores não deixariam a lua ilumar os troncos daquela maneira. Então resolvi investigar melhor, chegar mais perto e ver o que era aquela luz. O que vi foram pequenos cogumelos crescidos sobre a casca das árvores, emitindo luz própria. Na escuridão da mata o efeito era impressionante. As árvores tinham os seus troncos cobertos por estes pequenos fungos, o que dava um ar surreal à floresta.

Tirei várias fotos tentando deixar claro como se dava o fenômeno. A seguir estão 4 fotos. As 3 primeiras têm uma iluminação artificial que fiz com a lanterna, para podermos ver como estavam crescidos os fungos. A iluminação da primira foto é mais clara, diminuindo da primeira para a terceira. A quarta foto não tem iluminação artificial nenhuma, somente a luz própria dos fungos. Acho que assim dá pra ter uma idéia melhor do fenômeno que observei.


Abaixo mais duas fotos feitas da mesma maneira, ou seja, a primeira com auxílio da luz de uma lanterna, para ver como o fungo estava crescido sobre o tronco da árvore e a segunda no escuro, só com a luz própria do fungo. Veja também a foto que ilustra a primeira postagem deste blog, publicada em janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário