quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Participação de falecimento revogada

O primeiro COA (Clube de Observadores de Aves) do Brasil foi fundado em 1974, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O pequeno grupo de entusiastas da natureza se desfez alguns anos depois. Em 1984 um novo grupo reiniciou as atividades aqui no Estado. Várias ações alertando para a necessidade de proteger a natureza foram tomadas naquela época e entre elas houve  a distribuição da participação de falecimento (e desaparecimento) abaixo reproduzida. A intenção foi a de causar forte impacto na opinião pública, com uma mensagem pesada, noticiando o falecimento justamente da ave escolhida como símbolo do grupo naquela época, o Pica-pau-de-cara-amarela (Dryocopus galeatus), do qual o último registro datava do ano de 1928. Era quase certo que ele realmente estava desaparecido das nossas matas.



 Em 1996 o grupo se desfez mais uma vez, ressurgindo em 2009 e ativo desde então. No domingo passado alguns integrandes do COA estiveram no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, na fronteira com a Argentina. Este parque, com mais de 17 mil hectares, é a maior área de floresta preservada no Rio Grande do Sul. A manhã estava apenas iniciando e o grupo se deslocava lentamente pela mata, observando tudo ao redor, quando alguma ave desonhecida começou a vocalizar de maneira muito vigorosa, emitindo gritos de alerta. O ornitólogo da Fundação Zoobotânica do RS, Glayson Bencke, integrante do grupo, passou a gravar aquela voz estridente. Reproduzindo a vocalização da ave, ela imediatamente se aproximou do grupo e para surpresa de todos, diante de nós estava a ave símdolo do COA-RS dos anos 80/90, o Dryocopus galeatus. A mata estava muito mal iluminada, a fotografia ficou ruim, mas era ele, aquele que havíamos declarado extinto estava ali, diante de todos nós!


Esta é uma história com final feliz e com ela podemos entender claramente que os pequenos fragmentos de ambientes naturais que ainda existem, devem ser preservados a todo custo. São o último reduto de algumas espécies, a sua última chance de sobrevivência, ou desaparecerão para sempre.

Um comentário:

  1. Bonita matéria, Walter! Eu vi e também dou testemunho do reaparecimento do pica-pau "falecido". hehehe Grande abraço!

    ResponderExcluir