quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Prainha de 1978 a 1984

Foi em 1978 que acampei pela primeira vez na Prainha que é como chamávamos aquela pequena praia que fica entre Bombas e Bombinhas, em Santa Catarina. Estas duas praias eram um pouco mais que uma vila de pescadores e pertenciam então ao município de Porto Belo. Na Prainha havia pouco lugar para acampar. O morro era coberto de mato e havia apenas um pequeno gramado, bem na beira do mar, para colocarmos as barracas. Era ali que ficávamos. Recordo o dia em que um casal de meia idade chegou à Prainha e a senhora desceu o morro em nossa direção exclamando: "Que lugar lindo, isto é o paraíso!" Mas então parou, olhou em volta e questionou: "E banho, onde é que vocês tomam?" Apontamos para o mar e seu rosto deixou claro que aquele paraíso não era para ela. Sim, banho de água doce era um luxo que tínhamos somente em dias de chuva. A água potável trazíamos a pé de Bombas, em pesadas bombonas e racionávamos cada gota, mas tudo era motivo de alegria e integração total com a natureza. Comíamos o que pegávamos mergulhando perto das pedras, ali na frente das barracas. Lagostas, badejos e robalos eram a refeição diária.

As lembranças são bem mais antigas, mas as fotografias que tenho são de 1984, uma época em que já havia iniciado a exploração imobiliária em Bombas e Bombinhas.


À esquerda desta foto se vê o único lugar onde era possível colocar as barracas, bem pertinho do mar.


Acima uma foto da baía de Bombinhas. Em primeiro plano o morro que separa a Prainha de Bombinhas, ainda sem nenhuma edificação.



Observe sombra do caiaque projetada no fundo do mar. Esta era a qualidade da água do mar.


Mergulhando perto das pedras submersas é que pegávamos os peixes e lagostas que comíamos diariamente.


Ao fundo se vê a praia de Bombas já com alguma ocupação imobiliária em 1984 quando acampei pela última vez na Prainha.

Um comentário:

  1. Conheci este lugar em 1977 e tambem acampei por estas praias. Muito mergulhei nestes costões. Havia uma pequena igrejinha destruida pelo tempo. Bons tempos aqueles. Lindas fotos. São de que ano ?

    ResponderExcluir