quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dunas geladas


No sábado passado, ao nascer do sol, resolvi fazer algumas fotos nas dunas do Balneário Atlântico, perto de Rondinha, no município de Arroio do Sal, no litoral norte do RS. O dia começou com um céu azul intenso e a temperatura era de apenas um grau centígrado à beira-mar.

Ao observar as dunas, olhando de sul para norte, enquanto a penumbra dava lugar à luz do dia, percebi que estas, ao invés de exibirem uma cor areia alaranjada, o que seria normal para a hora do nascer do sol, tinham uma estranha coloração esbranquiçada.



Além disto, as dunas brilhavam ao sol da manhã como se entre os grãos de areia estivessem escondidos milhares de diamantes.


Foi só aí que percebi que as dunas estavam cobertas por uma fina camada de geada, dando ao ambiente um visual espetacular, um fenômeno lindo. Na verdade a geada cobria somente a face sul das dunas, justamente a face que eu visualizava e que nesta época do ano recebe pouco calor do sol. A face norte não acumulou a geada e por isto exibia a cor areia, saturada pela luz da do sol, ainda bem próximo da linha do horizonte.




Em poucos minutos os raios solares começaram a derreter a tênue camada de gelo, dando uma coloração mais escura à areia umedecida e com isto criando nuances cromáticas muito bonitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário