Nas manhãs de sábado, seja inverno ou verão, faça chuva ou faça sol, eles estão lá. A maioria acordou muito cedo. Muitos viajaram 200 quilômetros ou mais, para estar com suas bancas montadas antes das 6:30 da manhã. São os agricultores ecológicos que trazem seus produtos, livres de agrotóxicos e outros elementos químicos sintéticos, para serem ofertados aos habitantes de Porto Alegre.
Criada em 1989, esta feira não é simplesmente um local de troca de produtos por dinheiro. Ao longo dos anos tornou-se muito mais do que isto. Hoje é um local de troca de ideias, do encontro da gente do campo com a gente da cidade. É um espaço democrático, junto ao Parque da Redenção, onde ambos os lados se respeitam e reconhecem a importância que cada um deles tem na sociedade atual. É ali que são discutidos temas ecológicos, ambientais, de saúde e bem-estar do ser humano.
São dois quarteirões da cidade de Porto Alegre que, nas manhãs de sábado, têm o poder de transportar os habitantes da cidade para o campo. É um local diferente, único, com uma incrível variedade de produtos, cores, aromas e sabores. Não apenas isto, ali acontece o encontro de uma grande diversidade cultural, social e comportamental, todos convivendo em harmonia e respeito mútuo, dando a oportunidade para um conhecer as virtudes e qualidades do outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário