sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Um milagre no Natal


Milagres existem? Há controvérsias, mas entre crédulos e descrentes há uma certeza. Foi sobre-humano o que aconteceu antes do Natal de 1972 a um grupo de jovens uruguaios.
A história a maioria conhece. O que aconteceu está relatado no livro de Piers Paul Read, "Os Sobreviventes". Está também no filme "Vivos". Existem, entretanto, muitos detalhes que não estão no livro nem no filme. Estes foram contados ao vivo, por José Luis Inciarte (Coche) e Álvaro Mangino, em emocionante palestra à qual estive presente em dezembro de 2004.
As primeiras horas após o acidente aéreo pareciam ser as piores. Mal sabiam eles que acontecimentos muito piores ainda os esperavam. Viver mais de dois meses no alto de uma montanha gelada, sem esperanças de serem encontrados, os obrigou a achar uma maneira de sobreviver. Tiveram que elaborar um plano para sair daquela situação, colocá-lo em prática e concluí-lo com êxito. Poder estar aqui hoje para contar esta história é o que para eles prova a incrível capacidade do ser humano para se adaptar a situações críticas e também de sair delas.
Esta experiência deixou profundas lições na vida deles. Trinta e dois anos após o acidente Coche e Álvaro diziam ter absoluta certeza que as coisas mais importantes que podem existir para uma pessoa são a vida, a família e os amigos. “Poder estar vivo é o maior presente que recebemos e é isto que comemoramos a cada manhã há 32 anos."
Não há melhor hora para recebermos os sábios ensinamentos destes “amigos da vida” como gostam de se intitular. Natal é um tempo de reflexão, uma época em que somos estimulados a parar pelo menos alguns minutos para pensar naquilo que realmente importa na nossa vida, pensar na família, nos amigos, no sentido da nossa vida. Junto com o Natal sempre vem o início de um novo ano, hora de planejar, firmar estratégias para tentar vencer o desafio que está pela frente e que às vezes nos assusta.
Coche e Álvaro, obrigado por nos fazer ver que a vida é o maior milagre e que não devemos desistir jamais, pois sempre haverá uma maneira de sairmos da montanha gelada e de chegarmos aos verdes vales.

Um comentário:

  1. Bela postagem!
    Aproveito para desejar uma ótima noite de Natal e uma excelente entrada em 2011!!!
    Abraço para toda a família.
    Leonardo

    ResponderExcluir