sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Josafaz - 7 graus abaixo de zero


A noite foi gelada e somente ao sairmos das barracas é que percebemos como havia sido intenso o frio da madrugada. Tudo em volta estava branco de geada e um fogo foi a primeira providência da manhã.



Era setembro de 1994 e estávamos a quase mil metros de altitude sobre o nível do mar, no alto do canion Josafaz. O rio que corre pelos campos tem água cristalina, que se pode beber sem medo, mas naquela manhã, antes de pegar a água no rio, foi preciso quebrar o gelo da superfície.



O mais surpreendente ainda estava por vir. Havíamos deixado sobre o carro um copo de alumínio com água, que amanheceu congelada e com uma estranha ponta de gelo que se projetava a partir da superfície. Provavelmente primeiro congelou somente a superfície da água. Quando a porção líquida que havia debaixo do gelo passou para o estado sólido, o gelo da superfície rompeu devido ao aumento de volume da fase líquida que passava a sólida. Com a pressão interna aumentada, a água espirrou e ao mesmo tempo congelou, formando a estranha ponta de gelo.


Ampliando o termômetro da foto acima, conseguimos ver que a temperatura no momento era de 7 graus negativos.


Abaixo a estranha formação de gelo após ter sido retirada do copo de alumínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário