sábado, 7 de julho de 2012

Som e luz

Quando cai a noite no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, a paisagem se transforma e entra em cena o espetáculo Som e Luz. Apresentado desde 1978, ele torna as ruínas, e os elementos no seu entorno, em protagonistas da história da civilização criada por padres jesuítas e índios guaranis.



Ao longo de quase 50 minutos, as cores do espetáculo de luz têm a ver com a história que é narrada. As ruínas se tornam multicoloridas quando são recordados os tempos de prosperidade das missões;

são douradas quando é falado dos áureos tempos que pouco duraram;

assumem tons dramáticos e as luzes piscam como os raios de uma tempestade, quando a história dos ataques das tropas imperiais é recordada;


e as ruínas se colorem de vermelho quando é narrado o final das ferozes batalhas que banharam de sangue a região missioneira.

O espetáculo Som e Luz, narrado pelas vozes de famosos artistas brasileiros, nos conta, com notável dramaticidade, o que ocorreu no noroeste do Rio Grande do Sul em meados do século XVIII e quem visita a região das missões não deveria deixar de assisti-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário