sexta-feira, 13 de julho de 2012

Memorial Coluna Prestes


Os tenentes e outros oficiais de média e baixa patente do exército brasileiro estavam insatisfeitos com a política da época, principalmente com a inexistência do voto secreto e da falta de obrigatoriedade de ensino  público para toda a população. O movimento foi chamado de Tenentismo e culminou com a revolução de 1930 que alterou profundamente as estruturas do país, colocando fim à República Velha.
Um dos episódios mais marcantes desta época foi a Coluna Prestes. Uma marcha de aproximadamente 25 mil quilômetros através do Brasil que, ao longo de dois anos e meio, tinha como principal objetivo o de divulgar mudanças políticas e sociais e combater o governo da época, representado inicialmente por Artur Bernardes e posteriormente por Washington Luís.
A marcha teve em Luís Carlos Prestes um de seus principais líderes. Como na época ele servia ao exército na cidade de Santo Ângelo, foi de lá que a marcha partiu, em 1924, terminando somente em fevereiro de 1927, nas proximidades da fronteira entre Brasil e Bolívia.
A antiga estação ferroviária de Santo Ângelo, inaugurada em 1921 e desativada em 1969, abriga hoje o Memorial Coluna Prestes, com interessantes fotos, documentos e objetos da época, além de um original do mapa do Brasil, sobre o qual foi plotado o percurso da coluna pelos revolucionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário