quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bandeira do Rio Grande do Sul - desenho inteligente!


Saí de casa com a missão de tirar uma foto da bandeira do Rio Grande do Sul. Procurei uma bem bonita na cidade e encontrei uma enorme, linda, bem iluminada pelo sol, tremulando ao vento da (quase) primavera.
Depois, olhando as fotos, percebi algo que até agora eu sinceramente nunca havia notado. Talvez todos já o saibam e só eu é que seja o desinformado, mas agora entendi porque desenharam a bandeira gaúcha com as faixas diagonais ascendentes.
Bandeiras quando tremulam ao vento, a menos que seja um vento muito forte, não ficam na horizontal, mas assumem um formato diagonal descendente, ou seja, pendem em diagonal a partir do mastro, com maior ou menor inclinação, de acordo com a força do vento.
É interessante notar que as faixas diagonais ascendentes, compensam a posição diagonal descendente da bandeira a partir do mastro, fazendo com que a faixa central, a principal das três faixas da bandeira gaúcha, aquela que leva o brasão do Estado, assuma a posição horizontal em dias de vento. Como o vento por aqui é uma (quase) constante, o resultado é excelente. Será que isto foi planejado por quem desenhou a bandeira ou teria sido coincidência? De qualquer maneira é um desenho inteligente!
A foto a seguir mostra exatamente o que acabo de relatar.


Um comentário:

  1. Parece que os abitantes do Rio Grande do Sur
    sejan personajes inteligentes, tambem se a bandeira pra mim è uma coincidencia!!!
    Roberto

    ResponderExcluir