sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A coruja "pé vermelho"

Pé vermelho é o apelido dado aos moradores do norte do estado do Paraná, na região de Londrina. A origem da alcunha é óbvia. A região tem uma das terras mais produtivas do mundo. Terreno argiloso, riquíssimo em óxido de ferro que tinge tudo de vermelho: as casas, os carros, as ruas, as pessoas, seus pés e também... as corujas.

A coruja-buraqueira (Athene cunicularia) se tornou mais conhecida e ganhou fama entre os gaúchos, ao protagonizar o cancelamento do show de fogos de artifício na virada do ano de 2007 para 2008 na praia de Capão da Canoa - RS.

Ela ocorre em quase todo o Brasil (exceto na região amazônica) e para fazer o seu ninho, escava buracos no solo. As corujas que se tornaram famosas nas praias do Rio Grande do Sul diferem na sua coloração das corujas-buraqueiras "pé vermelho", aquelas que habitam o norte do Paraná. Enquanto as que habitam as areias do litoral do RS têm penas claras e limpinhas, as do norte do PR são tingidas pelo óxido de ferro, honrando a terra em que nasceram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário