segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

1880 - Relato de meu bisavô




Os grandes felinos sempre despertaram sentimentos como admiração e medo. Foram caçados e exibidos como troféus de bravura e coragem. Suas peles eram, e às vezes ainda são, orgulhosamente estendidas como tapetes em residências de pessoas abastadas.

Em maio de 1880 o imperador D. Pedro II visitou a região de Ponta Grossa no Paraná. Lá morava o meu bisavô, recém imigrado da Alemanha. Ele foi encarregado de liderar a recepção dada ao imperador pela colônia alemã que lá havia. Mais tarde fez um interessante relato desta visita, contando detalhes da passagem de D. Pedro II por aquelas terras. Enquanto ainda preparava a recepção, foi convidado a visitar a casa na qual ficaria hospedado o imperador e cita:

"Na primeira grande sala o assoalho era forrado por duas peles de grandes predadores brasileiros, uma de um puma (leão) e a outra de uma onça (tigre). Ambas as peles eram de um tamanho tal, que eu nunca havia visto. Eu estimo 14 pés de comprimento sem focinho e rabo. O senhor da casa me contou que ambos os predadores foram abatidos nas proximidades de Guarapuava (Paraná). A história eu ouvi. Porém era difícil acreditar na sua veracidade. O tamanho dos animais me causava tal espanto, que eu não podia crer que tivessem sido abatidos tão próximo de uma região povoada. Somente algum tempo depois encontrei uma pele de tigre de tamanho semelhante num seleiro alemão, que a estava preparando. Foi então que tive que acreditar que nas proximidades de zonas habitadas existem predadores tão grandes."


Fotografias tiradas no Gramado Zoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário