sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Canion Josafaz

A chegada ao canion Josafaz no domingo, dia 24 de janeiro, não foi das melhores. A menos de 1 km do ponto onde deixaríamos o carro, uma pedra saliente na estrada furou o cárter do veículo. Eu não estava, absolutamente, disposto a abortar o passeio. Como o óleo não vazava muito rapidamente, ainda houve tempo para manobrar o carro, estacionar à margem da estrada e desligar o motor. Um morador local que passava de moto, se encarregou de providenciar um guincho para quarta-feira, dia 27 às 9 horas da manhã. Tínhamos, portanto, dia e hora marcados para estarmos ali novamente. Enquanto isto a meta era desbravar o canion. Josafaz é um canion longo (mais de 13 km no trecho principal) e de paredes pouco íngremes, bem diferente dos conhecidos canions Itaimbezinho e Malacara. Por este motivo quase não se vê paredões rochosos. Pelo contrário, há uma exuberante floresta úmida cobrindo as paredes inclinadas Após mais de 3 horas de caminhada, em parte por trilhas na mata e também pelas pedras ao longo do rio, armamos as nossas redes de selva, não entre duas árvores como de costume, mas dentro de uma casinha de madeira abandonada. Existem algumas destas casinhas no interior do canion. Eram utilizadas por agrigultores que cultivavam pequenas roças de milho. Este foi o nosso abrigo por quatro dias. Ali havia também um tosco fogão com chapa de ferro, que utilizamos para preparar nossa comida. O que impressiona neste canion é a natureza vigorosa, o ambiente extremamente úmido, a enorme variedade de seres vivos e a água cristalina e gelada do rio. Nada ali é acolhedor para a presença do homem. O relevo é acidentado, os caminhos na mata são úmidos e escorregadios, andar pelo rio é difícil, molhado e estafante. A vegetação insiste em colocar espinhos, urtigas e outros obstáculos no caminho. Olhar onde se pisa é imperativo, para evitar acidentes com cobras venenosas, que existem em grande quantidade. Nem o cantar da aves pode ser desfrutado em silêncio, pois o rio caudaloso ruge sem parar.Durante os 4 dias que ali estivemos, andamos mais de 30 km sobre pedras, no leito do rio, nas encostas, em trilhas na mata e em pequenos trechos de estrada. Chegamos próximo ao início do canion, registramos a presença de 86 espécies diferentes de aves, mas acredito que ali possam haver em torno de 200. Ouvimos inúmeros sons, cantos, piados e gritos vindos da mata, que nem imaginamos de quem possam ser. A diversidade e a quantidade de vida selvagem naquele espaço tão restrito é impressionante.
Josafaz é um lugar para ser visitado muitas vezes, em diferentes épocas do ano. A primeira impressão foi de forte impacto. Minha vontade foi de ficar ali por mais tempo, descobrindo, observando sendo surpreendido, como no encontro com a irara, mamífero muito difícil de ser observado na natureza, que veio distraidamente ao nosso encontro, enquanto descansávamos na beira do rio. Mas o incidente da chegada nos impunha um compromisso marcado com um desconhecido.
No dia, hora e local marcado estava um agricultor da região. Com seu velho trator nos rebocou durante 3 horas até a oficina mais próxima, que no final daquele dia, nos entregou o veículo consertado.
Foto de Ruben Poerschke

3 comentários:

  1. Grande Walter... Parabéns pela empreitada e pela postagem... Não poderia deixar de fazer uma referência dela no meu blog...
    Veja em http://destinosdosul.blogspot.com/2010/01/uma-grande-aventura.html
    Um grande abraço
    João Antônio

    ResponderExcluir
  2. Incrível como há milhares de anos atrás a natureza pareceu prever a índole destruidora do homem e elaborou essa fortaleza natural. Como se dissesse: "aqui eu mando, não será qualquer homem que pisará aqui". E nesse santuário defende a própria vida, tentando compensar as devastações do homem. Dali nascem intactos os rios que serão a base para toda a vida humana em outros locais mais "habitáveis" por aí.

    O homem se engana tanto ao fechar os olhos para a própria mãe. A buscar respostas em pedras e metais. Já a natureza é tão sábia. Que grande contraste.

    ResponderExcluir
  3. Oi eu pretendo fazer essa caminhada com um amigo, somos experientes mas temos encontrado algumas dificuldades para encontrar o uma trilha ou algo assim, por acaso tu teria esse roteiro marcado no gps?
    Se tiver esta disposto a compartilhar comigo?
    agnes.pozenato@gmail.com
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir