sábado, 9 de janeiro de 2010

Ainda sobre momentos únicos

Na postagem anterior (mais abaixo) eu falei sobre os momentos únicos. Muito já se disse que é necessário estar no lugar certo na hora certa. Sim, é importante, mas só isto não basta. Também é fundamental estarmos preparados para aproveitar o momento. Estar preparado nem sempre exige sofisticação e conhecimentos profundos. Estar preparado muitas vezes é sinônimo de simplicidade, agilidade e atitude. Isto vale para várias situações da nossa vida, na profissão, na escola, na família, com os amigos ou sozinhos, conosco mesmos.


Estávamos em São José dos Ausentes, região dos Campos de Cima da Serra, no RS. Era mês de fevereiro, e no verão o alto teor de umidade satura rapidamente a atmosfera, causando chuvas repentinas em pontos isolados. O conhecido sol com chuva, casamento de viúva. Quem não sabe que nestes momentos quase sempre vemos um arco-íris! Foi exatamente o que aconteceu, um arco-íris lindo, o mais lindo que já vi na minha vida, ali, bem pertinho de nós, muito brilhante, bem definido, contrastando maravilhosamente com as nuvens plúmbeas que derramavam água na luz do sol.


Corri para buscar minha máquina fotográfica que estava a menos de 10 metros de distância. Uma daquelas máquinas semi profissionais, cheias de regulagens complicadas, com várias lentes para serem usadas em diferentes situações. Tive que trocar a lente, modificar a regulagem do balanço de brancos e mudar o valor de exposição. Com habilidade, conhecimento do equipamento e prática não levei mais de 15 segundos para fazê-lo e depois correr para o ponto de onde se via o arco-íris.


Já não era a mesma coisa. O brilho ficou pálido, o contraste fraco, as cores sem saturação. Eu estava no lugar certo, na hora certa, mas lamentavelmente eu não estava preparado para aproveitar o momento.


A Beatriz estava. Com uma maquina simples, que estava na mão dela, sem precisar trocar lentes nem modificar regulagens, ela fez uma foto espetacular.

Foto de Beatriz Schlatter Hasenack

Nenhum comentário:

Postar um comentário