Para sustentar o corpo eles cultivam a terra e para alegrar o espírito, cultivam tradições.
Esta alegria é que motiva os carreteiros a participar anualmente da Carreteada de Lomba Grande, sempre no primeiro final de semana de março. Este ano ocorreu a oitava edição, com participação recorde de 211 carretas.
A partir do final da sexta-feira elas vão chegando devagar. Durante toda a noite e na manhã de sábado o lento caminhar dos bois vai levando as carretas para o local da concentração. A espera para o início do desfile, que poderia parecer demorada, na verdade se torna um grande congraçamento de carreteiros e entusiastas do tradicionalismo, atraindo visitantes curiosos de todos os lados.



Logo depois do almoço de sábado começa o movimento de preparação para o desfile. As cangas são colocadas nos bois e uma a uma, mais de 200 carretas vão entrando na fila que as conduzirá até o Centro de Tradições Gaúchas, passando orgulhosamente pela Vila de Lomba Grande.





Na chegada ao CTG, novo acampamento é montado e a noite de sábado para domingo é curta demais para tanta comemoração. Durante o domingo, lentamente, cada carreta toma o rumo de sua casa e pouco a pouco o acampamento se esvazia. Os dias para cultivar tradições estão terminando e a segunda-feira será novamente dia de cultivar a terra.
Para quem imaginava que as carretas de boi estavam por desaparecer, fica a impressão de que no próximo ano elas serão bem mais de 200, tal o entusiamo de crianças, jovens e adultos que participaram da carreteada deste ano.
Fico feliz em saber que tem pessoas como você que nos transmitem alegria através dessas imagens !
ResponderExcluir