quarta-feira, 2 de março de 2011

Boas maneiras junto à natureza



Entrar em propriedades privadas que abriguam belezas naturais está cada vez mais difícil. Com razão os proprietários têm vedado o acesso a estranhos. Há muita gente que lamentavelmente confunde contato com a natureza com fazer tudo o que quer, inclusive desrespeitar e destruir justamente a natureza. Tenho visto as piores práticas possíveis por parte de gente que se diz amante da natureza.

Se você for a qualquer lugar como o que vemos nas fotos, onde não se paga ingresso e onde não existe controle ou placas alertando para que nada seja destruído, maior ainda se torna a sua responsabilidade. Desfrute o momento, mas por favor, preserve o local.

Não deprede absolutamente nada, não escreva seu nome em pedras ou árvores, não deixe lixo, caminhe só onde já há alguma trilha demarcada, não faça fogo junto a troncos de árvores, não corte galhos nem dê talhos de facão em troncos ou raízes. Deixe tudo exatamente como está. Se quiser levar algo, leve apenas imagens ou então o lixo que algum visitante menos educado deixou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário