sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quatro Ilhas - 1984

Era janeiro de 1984 e mais uma vez estávamos acampados naquela prainha pequena que fica entre Bombas e Bombinhas, que hoje é propriedade da família Schürmann. Sim, há apenas 26 anos ainda fazíamos camping selvagem em Bombinhas, que mudou demais desde aquele tempo. Pois aquela prainha onde acampávamos costuma ter águas muito calmas, sem ondas. Então às vezes saíamos dali, a pé, para passar o dia em Quatro Ilhas, onde, como hoje (e isto não mudou), o grande atrativo eram as ondas. Muitas vezes carregávamos um caiaque conosco pela estrada afora. Pois Quatro Ilhas em janeiro de 1984, num bonito dia de sol, era assim:

Não havia vendedores ambulantes, nem barracas de praia, poucos surfistas e somente algumas casas de pescadores no canto esquerdo da praia. Passávamos o dia "pegando jacaré" e descendo as ondas de caiaque, numa época em que poucos se atreviam a fazê-lo. Bom mesmo era o beijo da namorada quando se chegava à praia!

Lá não havia praticamente recurso algum. Não havia restaurantes, bares, pousadas, sorveterias, lojinhas de souvenir, internet, celular, lan house, TV por assinatura (acho que nem a TV aberta pegava direito); nada daquilo que achamos imprescindível, mas não consigo concordar que hoje Quatro Ilhas seja melhor do que era em 1984.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Coloquei um link para essa postagem na minha (sobre a remadinha em Bombas e Bombinhas).
    Abraço!

    Leonardo

    ResponderExcluir