quinta-feira, 20 de maio de 2010

Evolução e emoções

Em breve o meu pai estará comemorando 80 anos. Quando estas datas se aproximam é comum começarmos a revirar velhas gavetas cheias de fotografias que há décadas ninguém olhava. Pois eu me encontro neste processo, o de preparar uma coletânea de fotos que de alguma maneira retratem a trajetória de vida do meu pai.

Estamos vivendo uma época de evolução alucinante. Objetos de alta tenologia se tornam obsoletos em poucos anos. Para citar apenas um exemplo, lembro que quando eu era jovem surgiu o gravador com fita K7. Era o sonho de consumo de qualquer jovem na minha adolescência. Já meus filhos nunca viram um gravador de fitas K7 funcionando.

Enquanto isto há outros bens de consumo, que para continuarem atendendo às exigências do mercado tiveram que evoluir e fizeram com que seus semelhantes, fabricados há alguns anos atrás, se pareçam com dinossauros. Um exemplo disto vemos na foto abaixo que foi tirada na década de 1950.

Da mesma década de 1950 é a foto a seguir, na qual meu pai aparece tocando um violino, que não só hoje tem a mesma aparência daquela época, como vem sendo fabricado desde o século XVI quase da mesma maneira, com mínimas diferenças.

Cada um pode tirar suas próprias conclusões dos fatos, mas o velho violino ainda soa em 2010 e nas próximas décadas violinos provavelmente farão mais lágrimas rolarem do que qualquer prodígio da tecnologia.

Um comentário:

  1. OI Walter! Passei por isso na semana passada, dia 16 de maio, quando reunimos a grande família para comemorar o aniversário de 90 anos de uma tia do meu pai. Depois de 20 anos, conseguimos reunir a parentada de Porto Alegre e Vacaria. E antes da festa, aconteceu isso mesmo que comentas, fomos a trás das fotos e das gravações que o pai havia feito em "super 8"!!! Muito legal! Parabéns para o teu pai! Bjinho! Tiane

    ResponderExcluir