domingo, 9 de maio de 2010

As baleias voltaram


Durante toda sua existência as baleias francas passaram os meses mais frios do ano na costa brasileira. O descobrimento do Novo Mundo pelos povos ibéricos decretou o fim da paz dos cetáceos nas nossas águas. Foram mais de 400 anos de caça implacável a estes animais, o que por muito pouco não provocou a sua total extinção. Em 1973 foi processada a última baleia em Imbituba - SC. Depois disto ainda alguns navios-fábrica estrangeiros continuaram capturando animais nas nossa águas antes que a caça fosse definitivamente encerrada.
Agora, passados aproximadamente 30 anos da data em que as últimas baleias foram abatidas nas águas brasileiras, elas estão de volta. Ano após ano, lentamente, o número de baleias avistadas na costa catarinse aumenta. Em 13 de outubro de 2009 vimos mais de 30 indivíduos (adultos e filhotes) nas águas tranquilas da praia da Ribanceira em Imbituba.

Poder ver estes mamíferos desfrutando novamente as nossas águas em paz me motivou a escrever uma música que conta esta triste história com final feliz e ela será usada em programas de educação ambiental do Projeto Baleia Franca em Imbituba - SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário