terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uma orgia sexual

Embora o sexo vegetal não tenha o calor do sexo animal, as plantas não deixam de ter suas orgias. Vejam o que acontece com a flor do maracujá.
Esta flor tem suas estrutura sexuais dispostas de maneira extremamente inteligente. Têm o tamanho exato para receber o seu principal agente polinizador,  proporcionando uma reprodução segura, sem falhas. No centro da flor há um pedestal, cuja base está circundada por um pequeno fosso onde ocorre a secreção de néctar. Do alto do pedestal pendem os órgãos sexuais, tanto masculinos, com o pólen, quanto femininos.
Aí entra em cena o agente polinizador, a mamangava, uma abelha do gênero Bombus, grande e corpulenta, que faz um zumbido ameaçador ao voar.
Atraída pela secreção adocicada que se encontra em torno da base do pedestal no centro da flor, a mamangava se enfia debaixo dos órgãos sexuais do maracujá. Lambuza as estruturas femininas com pólen que trazia aderido às costas e pinta novamente o seu dorso de amarelo, com o pólen liberado pelas estruturas masculinas. É a orgia sexual do maracujá.
Carregada com pólen fresquinho lá vai a Mamangava voando para outra flor, polinizando e garantindo que, se a deixarmos viver, teremos muito suco de maracujá neste verão. Por isto não aplique inseticidas, não mate as mamangavas, nem destrua o seu habitat, ou você terá que pagar mais caro pelos maracujás.

Um comentário: