segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A serraria que virou capim

Era abril de 2006 quando fui visitar o pinheiro milenar que existe em Linha Imperial - Nova Petrópolis. O dia estava nublado, com um céu ameaçador que não decepcionou e derramou uma bela chuva, bem quando eu estava ao pé da magnífica araucária.


Bem perto do pinheiro havia o que sobrara de uma velha serraria, onde no passado milhares de troncos de araucárias devem ter sido transformados em tábuas. Fui me refugiar da chuva dentro da velha serraria e descobri algo impressionante. Ainda estava tudo ali: a velha máquina a vapor, a última lâmina de serra, as polias, os eixos, as correias, o sistema de transporte de toras, enfim, tudo o que fazia aquela indústria funcionar. O estado do equipamento era precário, mas a sua recuperação era possível. O local poderia ser transformado em uma atração turística que contasse uma parte da história da colonização da região e de como a indústria da madeira ajudou a mudar a paisagem original.





Há algumas semanas lá passei para ver como estava a velha serraria. Só encontrei capim e uma história que se perdeu... para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário