quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bagé

Município de grande importância econômica e política na história do Brasil, Bagé deixa transparecer na arquitetura e urbanização da cidade os períodos bons e ruins pelos quais passou na sua existência. Prédios imponentes, como a prefeitura municipal que vemos abaixo, dividem o espaço urbano com construções toscas, numa cidade de trânsito desorganizado e com uma periferia miserável.
Bagé tem na atividade primária a sua principal fonte de renda, destacando-se diversos haras primorosamente instalados. Os mais bonitos pertencem a estrangeiros, com plantéis de cavalos milionários e manejo profissional.

Ainda estava completamente escuro quando saí do hotel, na madrugada do dia 3 de agosto. O termômetro do carro marcava 2 graus celcius negativos. A noite que terminava havia tido um céu claro e aberto, o que indicava que poderia haver geada, mas enquanto eu dirigia para fora da ciade, não fazia a menor idéia do que me esperava.
Naquela madrugada Bagé teve a temperatura mínima do estado, pois foi a porta de entrada da forte massa de ar polar que chegou ao sul do Brasil e que nos dias seguintes provocaria nevascas nas serras gaúcha e catarinense.
A geada foi muito intensa, deixando branca a imensidão dos campos de Bagé, até onde a vista alcançava.

O sol surgiu forte e claro, mas durante todo o dia a temperatura não passou dos 6 graus centígrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário