segunda-feira, 21 de maio de 2012

Eclipse solar

Hoje tivemos eclipse anular do sol em alguns pontos da Ásia e América do Norte. Aqui em Porto Alegre o fenômeno não pode ser visto, mas em 22 de setembro de 2006 fiz a foto acima, em Ibiporã no Paraná, quando tivemos por lá um eclipse parcial do sol. Na nossa região, um eclipse anular ocorrerá somente em 12/09/2034. Confira em http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEatlas/SEatlas3/SEatlas2021.GIF

A figueira do nosso quintal


Ela foi plantada há 20 anos atrás e já nos dá uma belíssima sombra, sob a qual, de vez em quando aos domingos, se faz um churrasco com os amigos. Seus frutos atraem dezenas de espécies de aves, seus galhos abrigam orquídeas e bromélias, pequenos insetos e de noite morcegos e corujas a usam como ponto de alimentação e plataforma de caça. A cada ano ela participa mais da vida da família.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mercado Público de Porto Alegre


Há pouco mais de duas décadas este era um dos tantos locais degradados e esquecidos pela administração pública e pelos moradores da cidade, praticamente uma ruína. Restaurado há 15 anos, hoje é um ponto de referência da nossa cidade, local de atividade vibrante, onde se pode desfrutar aromas e gostos, apreciar iguarias nacionais e importadas, um local democrático com artigos para todas as classes e gostos.






quarta-feira, 16 de maio de 2012

Luz e sombra

Belo efeito das luzes e sombras do outono, na estrada perto de Nova Petrópolis-RS.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Colheita de nozes


foto: Beatriz S. Hasenack
Fácil não é, mas muito divertido, passar horas em família procurando nozes entre as folhas coloridas do outono, já que os cogumelos não apareceram neste final de semana. Ótima atividade para uma tarde de domingo com muito sol e temperaturas amenas.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O laçador e o caos diário




Com o rosto voltado para o poente, o laçador parece apreciar o final do dia, alheio ao caos instalado diariamente na BR 116, na entrada de Porto Alegre. Ali a paciência dos motoristas é colocada à prova todos os dias. O pior é que uma solução parece ser algo muito distante.

I Rumorosi

De uma conversa no intervalo da aula de italiano surgiu a ideia de tocarmos todas as semanas; exclusivamente músicas em idioma italiano.
Foi assim que surgiu há dois anos o trio da foto: "I Rumorosi" (Ricardo, Alex e Walter).
É diversão certa, além de aprendizado de música e também de língua italiana.


Fotos: Beatriz S. Hasenack


domingo, 6 de maio de 2012

Colheita fraca

Hoje a colheita foi pequena. Não houve chuvas durante a semana e os cogumelos não apareceram. Foram poucos, só duas espécies, que já foram devidamente preparados e degustados.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Delícias do outono

Depois de dois anos de colheitas muito pequenas, parece que o outono de 2012 nos brindará com uma quantidade generosa de fungos comestíveis. Ao contrário dos anos anteriores e apesar da seca que castiga o RS há meses, aqui na região metropolitana de Porto Alegre existe alguma umidade no solo. Se continuarmos a ter manhãs frias, com cerração e que depois se transformam em dias luminosos como o de hoje, a safra poderá ser boa. Hoje coloquei para secar a segunda colheita do ano, dois cestos bem cheios, que serão degustados aos longo dos próximos meses, com massas e risotos, acompanhados é claro de um bom vinho. Afinal, as noites frias do outono e do inverno convidam para isto.