segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ai que preguiça!



Com estas temperaturas tão altas, nada como descansar na sombra fresquinha da mata e esperar o final do dia, que trará temperaturas mais amenas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A serraria que virou capim

Era abril de 2006 quando fui visitar o pinheiro milenar que existe em Linha Imperial - Nova Petrópolis. O dia estava nublado, com um céu ameaçador que não decepcionou e derramou uma bela chuva, bem quando eu estava ao pé da magnífica araucária.


Bem perto do pinheiro havia o que sobrara de uma velha serraria, onde no passado milhares de troncos de araucárias devem ter sido transformados em tábuas. Fui me refugiar da chuva dentro da velha serraria e descobri algo impressionante. Ainda estava tudo ali: a velha máquina a vapor, a última lâmina de serra, as polias, os eixos, as correias, o sistema de transporte de toras, enfim, tudo o que fazia aquela indústria funcionar. O estado do equipamento era precário, mas a sua recuperação era possível. O local poderia ser transformado em uma atração turística que contasse uma parte da história da colonização da região e de como a indústria da madeira ajudou a mudar a paisagem original.





Há algumas semanas lá passei para ver como estava a velha serraria. Só encontrei capim e uma história que se perdeu... para sempre.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parques dourados





É primavera, os parques estão dourados. Aproveite os últimos dias, porque dourado assim de novo, só no final do ano que vem.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Vulcão Puyehue e Porto Alegre


Quem acha que um vulcão a mais de 2.300 km de Porto Alegre não pode interferir na vida dos portoalegrenses, deveria dar uma olhada nas fotos acima. Elas são respectivamente dos dias 18 e 20 de outubro passado e mostram a área onde fica o aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. A primeira é do dia em que o aeroporto ficou fechado devido às cinzas do vulcão Puyehue. A segunda, dois dias após, quando a situação já se mostrava sensivelmente melhor.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Litoral


Céu, montanhas, dunas, algumas nuvens e vento sul. Um dia assim dispensa comentários.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Feriado é feriado

Hoje é feriado...para todos os brasileiros, dia de descansar, dia perfeito para tomar chimarrão na praça com um amigo!

Porto Alegre dos Jacarandás



Com tantos jacarandás, no início de novembro Porto Alegre fica colorida de lilás (ou seria roxo?), enfeite sempre aguardado para um dos grandes eventos da cidade, a Feira do Livro.