segunda-feira, 25 de julho de 2011

Muito forte




O peso das gotas de água é imenso para o fino fio da teia de aranha, mas ela resiste.
A seguir uma informação copiada da revista Superinteressante:

Apesar de um fio ser invisível a olho nu por ser muito fino (0,15 micro), ele é tão forte que consegue, numa teia com densidade mínima, parar um besouro voando em alta velocidade. Especialistas acreditam que, se a teia dessa aranha tivesse os fios com a mesma espessura de um lápis, seria capaz de parar um Boeing 747 em pleno vôo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Apenas alguns clics



A evolução dos softwares de tratamento de imagens é algo fantástico. Antigamente fazer uma foto panorâmica era quase uma bruxaria. Hoje bastam alguns clics e já está feito o panorama.
Para visualizar melhor clique sobre a foto para vê-la num tamanho maior. É o resultado da colagem de 5 fotografias menores.

domingo, 17 de julho de 2011

Uma graça de praça



Como se fosse um minúsculo pedacinho do Japão em Porto Alegre, assim é a Praça Shiga, talvez a menor praça de Porto Alegre, pois sua área avaliada através Google Earth, não deve passar de 2.500 m2. Doada à população do Rio Grande do Sul, pela província irmã no Japão, Shiga, esta praça tem alguns recantos pitorescos, provando que com boas idéias, mesmo os pequenos espaços verdes podem ser muito bem aproveitados e valorizados.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nuances de um entardecer no inverno


As fotos abaixo foram tiradas entre as 17:29 e as 18:06 de uma tarde de inverno com muito vento. Elas mostram como a natureza pode nos brindar com cores incrivelmente variadas em pouco mais de meia hora.




terça-feira, 12 de julho de 2011

Feliz aniversário




Hoje a minha querida esposa está de aniversário.
"Obrigado pelo amor que dás a todos nesta casa. Te amo muito."

domingo, 10 de julho de 2011

111 anos de bons serviços em Feliz


Além dos ótimos serviços prestados durante os últimos 111 anos, esta antiga ponte ferroviária importada de Bélgica e adaptada como ponte rodoviária em 1900, é um belo cartão postal que identifica o município de Feliz, no vale do Rio Caí, no Rio Grande do Sul.

As fotos são respectivamente do final da tarde de ontem (sábado, dia 9 de julho de 2011) e do amanhecer de hoje.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Planícies infinitas







O nascer de cada dia é um espetáculo, como também são as paisagens que o novo dia revela no litoral do extremo sul do Brasil. A elegante Coscoroba, um ganso selvagem que aqui vive em liberdade, voa soberano sobre as planícies infinitas, açoitadas pelo vento implacável que costuma varrer estes campos à beira mar.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Espaço belo e democrático


Possuir uma grande área verde perto do centro não é privilégio de muitas cidades. Entre as privilegiadas está Porto Alegre.

Domingo frio mas com sol é sinônimo de Parque da Redenção lotado. É um espaço democrático que recebe as mais diversas "tribos".

Apresentações de rua são as grandes atrações, ao lado do tradicional Brique da Redenção, feira de artesanato que funciona ali há quase 30 anos.


Se você é de Porto Alegre, ou está de passagem pela cidade, não deixe de visitar a Redenção, principalmente se for domingo. É um espetáculo!

domingo, 3 de julho de 2011

Ah se fosse na Europa...


Ah se fosse na Europa, todos os sábados, bem cedo, e nos domingos também, se formariam longas filas de turistas vindos dos mais longínquos pontos do planeta. Nos dias de semana as escolas e universidades organizariam excursões de alunos para ver, ouvir e aprender tudo nos mínimos detalhes. Haveria à venda vários livros, alguns científicos, outros destinados aos turistas leigos, com muitas fotos e informações úteis. Redes hoteleiras internacionais se instalariam ali e a economia da região giraria em torno dos personagens do local. Seria tudo bem organizado, com belas exposições em prédios desenhados e construídos para abrigar os grandes astros, que têm mais de 200 milhões de anos.

Poucos sabem, mas temos aqui no Rio Grande do Sul um patrimônio paleontológico enorme. Na zona central do estado há fósseis animais e vegetais em abundância maior do que na maioria dos sítios arqueológicos conhecidos no planeta.
  



Em Mata, um município de pouco mais de 5 mil habitantes, a 380 km de Porto Alegre, existe um pequeno museu municipal que nos brinda com poucos, mas lindos exemplares, cuidadosamente preparados por Cláudio Bortolás, que há mais de 30 anos dedica sua vida à descoberta, escavação, limpeza e preparação dos fósseis da região. Com entusiasmo inabalável ele relata detalhes do ofício que desenvolveu desde garoto, juntamente com o pioneiro da pesquisa fóssil na cidade, o já falecido Padre Daniel Cargnin.


Na verdade a pequena cidade é um museu a céu aberto, pois praças, ruas, igrejas e casas são construídas e decoradas com fósseis vegetais. Na fotografia acima vemos uma das maiores árvores petreficadas que foi encontrada na região, com mais de 11 metros de comprimento e pesando aproximadamente 15 toneladas.

Pois enquanto não tivermos um alto nível de interesse e valorização por atrações de enorme valor cultural e histórico como estas, pessoas que amam o que fazem, vão realizando de forma anônima o seu trabalho, na esperança de que um dia os brasileiros se dêem conta de quão importante é o que se encontra enterrado no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Enquanto este dia não chega, resta-nos apenas esperar que as pessoas responsáveis por este patrimônio público nacional pelo menos zelem para que ele não seja destruído e assim talvez as próximas gerações possam dar o devido valor aos tesouros fossilizados.