segunda-feira, 28 de junho de 2010

Decolagem?


As notícias dão conta de que o Brasil está "decolando". Isto está baseado em números da atividade econômica e da arrecadação de impostos. E as filas do SUS? Se fossem só as filas, mas na maioria das situações o atendimento é vergonhoso. E a segurança? Nem leia as páginas policiais dos nossos jornais, dá medo. E a educação? Cotas não resolvem o problema, educação é muito mais do que isto. Fiquemos por aqui, para citar somente três aspectos que oprimem os brasileiros, que são obrigados a encarar altos gastos extras com saúde, segurança e educação se quiserem ter uma vida de um nível aceitável. A arrecadação de impostos é recorde e as melhorias virão?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Desta eu gosto


Das foto que fiz esta é uma das que mais gosto, por diversos motivos. Gosto da composição, gosto das cores e porque o desafio técnico foi grande. Fugíamos a grande velocidade de um temporal que se armava e eu queria que a foto transmitisse o momento que vivíamos. Para tanto eu desejava ter uma grande profundidade de campo e também uma exposição relativamente longa para que a água em movimento desse a noção da velocidade em que navegávamos. Por causa do movimento do barco e de planos de imagem muito distintos, conseguir o foco perfeito foi muito difícil, mas fiquei satisfeito com o resultado.

Passeio de inverno

Comprar algumas garrafas de bons vinhos nos free-shops uruguaios é um ótimo pretexto para fazer uma viagem a Jaguarão.

Mas o melhor da viagem são os belos cenários que nos aguardam na margem do rio Jaguarão e também na cidade, que teve seu auge econômico no final do século XIX e início do século XX. Grande parte do patrimônio arquitetônico daquela época ficou preservado e hoje encontra-se em processo de restauração.

No inverno o passeio é ainda mais bonito, pois as luzes anguladas desta época do ano dão uma atmosfera especial ao ambiente.

Migrantes do sul

Quem quiser vê-los a hora é agora! Já chegaram os migrantes do sul, entre eles as aves que nesta época fogem do inverno austral e chegam aos nossos campos e praias para passar um inverno menos rigoroso. O flamingo, esta magnífica ave com mais de um metro de altura, pode ser observado em grandes bandos alimentando-se na lagoa do Peixe, nos municípios de Tavares e Mostardas. Com um pouco de sorte o tempo estará bom, apesar do frio e do vento que provavelmente se farão notar, e as paisagens infinitas desta região do Rio Grande do Sul poderão compor um cenário inesquecível.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Para não esquecer

Hoje aqui em Porto Alegre o dia está cinzento, úmido e frio. Então vou postar uma foto para que, enquanto curtimos as delícias do inverno, lembremos que um dia novamente será verão!
Foto de Beatriz S. Hasenack

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Solidão

A palavra soa pesada, solidão, quase sempre associada a um sentimento ruim, de medo. Pode ser a solidão, no entando, também um momento belo?
Como não? Ainda mais nestes tempos de conexões on-line, web-cams, vigilância eletônica.
A solidão pode ser nosso último refúgio, basta vencermos o medo enlouquecedor de ficarmos sozinhos, desconectar, desligar o celular, sumir por alguns momentos, horas, ou dias, até não aguentarmos mais e então voltar para o mundo!