segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma realidade chocante

A cada primavera a janela transforma-se em uma obra de arte, num quadro natural, numa pintura!

Ao chegarmos mais perto da moldura o ângulo de visão se amplia. Vemos, então, um grupo de casas com jardins, nos quais crescem árvores e arbustos, cheios de flores, sons e aromas primaveris.

Mas se entrarmos pela moldura, vamos ver a realidade; uma realidade chocante. O "belo" está sendo irreversivelmente engolido pelo "feio". A natureza é somente uma "ilha" que sobrou no "mar" de prédios e é só uma questão de tempo para que esta "ilha" também desapareça!



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Branco e verde



Detalhes da estação em branco e verde.

Água



Uma pérola de água, elemento essencial à vida. Sem ela os seres vivos não poderiam existir.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Primavera chegou


Oficialmente ela só chegará em 20 dias, mas na verdade já chegou. É só olhar ao redor, escutar os sons da natureza e veremos que é primavera.











Desperdício de energia faz parte da natureza?


Embora o calendário diga que ainda é inverno, sem dúvidas, a primavera já chegou. A prova disto é a infinidade de flores que estão colorindo campos e matas, os aromas primaveris, o canto das aves e a atividade de construção de ninhos.
Aliás, construir um ninho com certeza demanda muita energia por parte de pequenas aves, que ao longo de vários dias realizam centenas de voos, carregadas de material para a obra.
Há mais de vinte anos as corruíras constroem o seu ninho numa pequena casinha que fiz para elas. Este ano, como acontece no final de cada inverno, a obra já começou.


Desperdiçar material e energia ao construir uma casa não é privilégio só dos humanos. Parece que neste particular as corruíras são iguais a nós. Observei que muitos gravetos que são carregados até o local da construção do ninho caem ao solo. A pequena ave simplesmente abandona aquele graveto que cai e voa em busca de um outro para continuar a construção.


No detalhe a seguir vemos que depois de alguns dias de trabalho, muitos gravetos já caíram ao solo e ali ficaram.



domingo, 1 de setembro de 2013

Jacurutu

Chuva fraca, mata molhada, início do dia, a primavera já se faz notar com muitas flores e cantos de aves e eis que ouve-se um canto grave, profundo, jut-juru ú ú.
Imóvel, bem no alto da árvore, lá estava ela, a maior coruja das Américas, com mais de meio metro de altura, pesando ao redor de 1kg, popularmente chamada de jacurutu.


Depois de fazer mais algumas imagens vi que havia, na realidade, uma segunda coruja, cujo brilho vermelho dos olhos fez revelar, sob o efeito da luz do flash. Ela está bem em cima à esquerda na foto a seguir.


De hábitos noturnos, esta enorme coruja passa o dia, discretamente, quase imóvel, no alto das árvores, confiando na sua plumagem mimetizada.

Agora já sabemos onde é que elas moram e vamos ficar atentos para ver se nesta primavera a família delas vai aumentar.